O crescimento e a perpetuação de negócios em ambientes globalizados e competitivos impõem uma administração alicerçada em planejamento e monitoramento constantes. Consultorias especializadas têm sido recorrentes no apoio à gestão empresarial.
Disponibilizamos um serviço de consultoria, atuante em várias áreas e negócios, formamos parcerias com profissionais e empresas de diversas áreas de atuação, personalizando os nossos serviços de acordo com a necessidade de nossos clientes.
A Metodologia Abicalaffe de Análise Contábil-Financeira, utilizada pela Linear, foi desenvolvida e aperfeiçoada pelo Professor César Abicalaffe, ao longo de 56 anos.
A partir da pesquisa de mais de 3.000 fórmulas, das quais 224 foram estrategicamente selecionadas e combinadas, o Professor estruturou um modelo de análise Científico-contábil que fornece uma extensa gama de informações estratégicas para a gestão sustentável de empresas. Baseada na identificação e interpretação de indicadores patrimoniais, financeiros e econômicos, a metodologia possibilita não somente a avaliação imparcial de desempenho das empresas, mas também previne com muita antecedência situações de risco e, o que é ainda melhor, apresenta o conceito inovador do Potencial de Ganho Oculto. Ou seja, além de diagnosticar desvios nocivos de gestão, a metodologia sugere ações para a correção dos problemas e otimização de resultados.
A Análise Contábil-Financeira é representada em 30 gráficos: 11 Patrimoniais, 9 Financeiro e 10 Econômicos. Em cada um deles há o detalhamento das informações que explicitam o que significa cada indicador, quais seus objetivos, meta e ações para se atingir o potencial a ser melhorado. E ainda há 2 escalas de avaliação: “Tendência Potencial ao Longo do Tempo” e a “Graduação Percentual da Melhoria a Ser Implementada”.
Os indicadores da Análise Contábil-Financeira:
PATRIMONIAL
1) Evolução Patrimônio Líquido em Relação ao Período Base
2) Evolução das Vendas e do Patrimônio Líquido
3) Quociente de Capitalização
4) Valor da Ação ou Cota de Capital
5) Garantia do Capital de Terceiros
6) “Leverage” – Grau de Endividamento
7) Endividamento a Curto e Longo Prazos
8) Procedência de Capitais
9) Aplicação de Capitais
10) Composição do Ativo Circulante
11) Graduação de Risco Patrimonial (A.B.M.)
FINANCEIRO
12) Ciclo de Financiamento
13) Aceleração Financeira
14) Capital de Giro
15) Solvência – Índices de Liquidez
16) Alavancagem Financeira
17) Liquidez Diária
18) Liquidez Global (Kanitz)
19) Fontes e Usos (Origens e Aplicações – DOAR)
20) Avaliação de Risco Financeiro (J.P.S.)
ECONÔMICO
21) “Coverage” ou Capacidade de Recuperação
22) Rentabilidade (Taxas e Margem Bruta)
23) Eficiência Empresarial (13 Pontos)
24) Ponto de Equilíbrio
25) Resultados Operacionais (Diagrama Dupont)
26) Resultados Totais (Diagrama Dupont Gerencial)
27) Gastos Operacionais (Diagrama Dupont)
28) Variações Operacionais Totais (Diagrama Dupont)
29) Gastos Totais e Seus Componentes
30) Composição do Investimento Total
Captação de Recursos - O que é
A Captação de Recursos consiste em um conjunto de estratégias e processos que tem como objetivo levantar e mobilizar recursos financeiros para o financiamento e a sustentabilidade das organizações empresariais privadas.
Esses recursos estão disponíveis para empresas de todos os porte, com juros a partir de 4,0% ao ano. Prazos até 20 anos, com até 12 de carência. Financiamento de capital de giro, investimentos em geral, inclusive aquisição isolada de máquinas e equipamentos.
No caso de investimentos de longo prazo, são utilizados na implantação, expansão, modernização, relocalização de empresas em todo o Brasil, nos setores industrial, comercial, serviços, turismo e hotelaria. Também financia aquisição isolada de máquinas e equipamentos.
Os recursos de longo prazo para investimentos e capital de giro associado são oriundos do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, BNDES, Bancos Privados credenciados ao BNDES e Agências Estaduais de Desenvolvimento, como a DESENVOLVE SP.
Situações que indicam necessidade do serviço de Captação de Recursos
• Capital de giro;
• Construção civil para utilização em atividades produtivas;
• Implantação de empreendimentos, com ou sem projeto de negócios;
• Reforma, ampliação ou modernização;
• Aumento de produção;
• Aquisição de máquinas, equipamentos, móveis, caminhões e veículos utilitários.
Nosso plano de contingência financeira:
- Calcula o fluxo de caixa para 24 meses;
- Demonstra se há valor de capital de giro para captar e a melhor data;
- Mostra o impacto de empréstimos no fluxo de caixa;
- Apresenta recomendações gerais para superar os desafios presentes;
- Oferece um modelo de planejamento simplificado.
Elaboramos estudos visando à obtenção de empréstimo com as menores taxas de juros do mercado para equilibrar sua vida financeira, negociando as melhores condições com nossos parceiros.